quarta-feira, 15 de abril de 2015

Jujuba, nós não vamos te esquecer.

“Mesmo quando tudo parecer desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri , no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.” 
Cora Coralina.



Ludmilla, a minha afilhada, sempre foi uma criança muito amada e se tornou uma pessoa muito especial em nossas vidas. Ela já tinha uns 10 anos e eu ainda a carregava no colo. E eu adorava fazer isso. É que quando eu chegava a sua casa, ela vinha correndo me receber, com um sorriso lindo no rosto, e pulava no meu colo. E eu lhe abraçava bem forte, levantando-a do chão e segurando-a no colo. Daí ela falava: -Dedei, você é a única que me carrega até hoje! E eu lhe respondia: - meu amor eu vou te carregar sempre.

E carrego até hoje. E vou carregar sempre, só que no meu coração! Ludy, eu queria ter o poder de carregá-la e livrá-la de todas as tristezas e sofrimentos que a vida lhe trouxer, mas não tenho esse poder. Aliás, Ludy, infelizmente, ninguém tem. Mas nós temos, Ludy, o poder de superar as tristezas e continuar a caminhada com fé e determinação. Por que por mais abençoados que sejamos, as perdas fazem parte da vida e são inevitáveis. O quanto antes você aprender isso, melhor para você, minha querida.   

Ludy e seu irmão, Leandro, sempre foram muito amigos. Uma benção em nossas vidas. Mas, mesmo com todas as bênçãos divinas, não estamos isentos de passar por situações difíceis na vida que eu chamaria de perdas necessárias. E foi o que aconteceu quando eles perderam uma cachorrinha muito querida: a Jujuba.

Eles tinham acabado de dar banho na cachorrinha e como ela era muito sapeca, prenderam-na na coleira para secar. Passado uma meia hora, quando foram soltá-la da coleira,  ela estava morta! Foi um choque! Eles pensaram que ela tinha se enforcado. Mas, na verdade, ela morreu de infarto fulminante. É que ela tinha um problema congênito no coração. Ainda bem, por que pior do que a perda da morte, seria eles se sentirem culpados por ela. O que foi totalmente descartado, posteriormente, pelos exames feitos pela veterinária, que comprovaram que a causa da morte foi infarto e não enforcamento. 

Então, eu resolvi lhe escrever uma cartinha assim:

“Querida Ludy, às vezes coisas ruins acontecem conosco para que possamos enxergar o quanto somos amados por Deus. E esse amor de Deus nos é dado através das pessoas que Ele coloca em nossas vidas para nos ajudar nas horas difíceis. Não temos o poder de controlar e determinar o que vai nos acontecer, mas temos a sabedoria de distinguir o bem do mal, o certo do errado, a alegria da tristeza. E assim podemos escolher como vamos viver: se tristes pelo que perdemos ou alegres pelo que ainda temos. E ter o amor das pessoas que Deus colocou em nossas vidas, é a maior benção que se pode ter na vida.

Querida, eu sei que você está sofrendo pela perda de sua cachorrinha, e o Leandro também. Afinal, ela era sua companheira, sua amiga, sua filhinha. E a forma como tudo aconteceu foi muito traumático para vocês. Mas Deus é tão bom que através da veterinária, Ele te mostrou que a causa da morte foi um infarto fulminante, ou seja, vocês não tiveram nenhuma culpa pelo o que aconteceu. E isso é muito reconfortante, não é mesmo?

Veja como você é abençoada. Quantas pessoas estavam perto de você para te ajudar naquela hora. Eu, seus tios, seu avós, seu irmãozinho. E até seus pais que estavam viajando, voltaram no mesmo dia para te apoiar. Olha que benção ter uma família tão unida e especial em torno de você. Isso não é uma benção? Quantas pessoas tem o apoio total da família como você teve? Você já pensou nisso?  

Portanto, minha querida, não se deixe abater por muito tempo pela tristeza da perda. Pense em como você é abençoada e amada pela sua família. Veja como você tem pais maravilhosos que fazem tudo por você. E como o seu irmãozinho te admira e te ama. E como seus avós, seus tios e eu te amamos e torcemos por você. Enfim, você tem o bem mais precioso que alguém pode ter: uma família que te ama muito!

Agradeça a Deus por essa benção e aceite que na vida tudo passa e que o segredo de uma vida feliz é saber superar as tristezas e valorizar as alegrias sempre. Amar a Deus sob todas as coisas. Ter fé e acreditar que dias melhores virão.  

Com amor, sua Madrinha Dedei.”  

Nenhum comentário:

Postar um comentário