domingo, 15 de março de 2015

Profissão: Mãe.

"Todas as pessoas querem deixar alguns vestígios para a posteridade. Deixar alguma marca. É a velha história do livro, do filho e da árvore, o trio que supostamente nos imortaliza. Filhos somem no mundo, árvores são cortadas, livros mofam em sebos. A única coisa que nos imortaliza - mesmo - é a memória de quem amou a gente."
Martha Medeiros. 



                                                     Profissão: Mãe.

Mãe deveria ser eterna, mas não é. Mãe não perde o emprego. Não tem direitos trabalhistas, verbas rescisórias, seguro-desemprego, nem FGTS. Mãe não faz vestibular. Não presta concurso.  Mãe não tem direitos, só obrigações. Mãe não tem salário, nem reconhecimento.  Mãe não tem sequer outra mãe para se queixar! Mãe não tem direito a ficar chateada. Não pode se sentir cansada. E ficar triste, nem pensar! Mãe não pode chorar. E tem que ter super-poderes. Tem que adivinhar o que o filho quer. Tem que saber o que é melhor para ele. E ainda tem que ter a fórmula mágica para nos ajudar sempre! Mãe sabe de todos os nossos segredos. Tem todas as soluções para nossos problemas.  Mãe sabe perdoar. Sabe amar. Sabe dar. Mãe sabe aconselhar e conciliar como ninguém. Mãe sabe julgar, com sabedoria. Mãe só não faz falta por que ela é inerente ao nosso estado latente de filho ingrato! Sem nossa mãe não somos nada. Sem ela sequer temos vida. Sem ela sequer sabemos o que somos ou o que podemos ser. Sem seus conselhos não temos a menor chance de deixarmos de ser filhos. E deixar de ser filho significa que estamos preparados para enfrentar a vida sem a nossa mãe. E quando ficamos maduros para enfrentar a vida é que precisamos ainda mais de nossa mãe. Por que sem ela não somos autênticos para admitir que por mais que cresçamos ainda temos uma criança dentro da gente que insiste em gritar: mãe me ajude, eu preciso de você. Eu te amo!    

Sylvana Machado Ribeiro. 

2 comentários:

  1. Querida Silvana... Depois de longo tempo ausente na Internet, resolvi matar as saudades hoje e, logo de início tive o prazer de lhe encontrar!! Adorei ver o seu Blog, suas postagens!! Continue escrevendo... PARABÉNS PELO SEU TALENTO! BJS E GRD ABRAÇO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria Helena pelo carinho! Que bom que gostou! Fico muito feliz! Beijos...

      Excluir