domingo, 1 de dezembro de 2019

A culpa é da criança?



A culpa é da criança?

Quando eu era menina adorava ir para Goiânia e passar as férias na casa da minha tia Iracema e brincar com os meus primos. Erámos uns vinte primos todos amigos e da mesma faixa etária. Só casa de tia tínhamos cinco diferentes que podíamos dormir para brincar com eles. Meus primos eram tão queridos que não por acaso são chamados até hoje de primos irmãos. A vida com eles era uma aventura. Como fui feliz na minha infância! Meus pais nos deixavam passar todas as férias em Goiânia e nem se preocupavam com a gente porque sabiam que seríamos muito bem cuidados pelos nossos tios.

Naquela época os nossos pais respeitavam os seus irmãos e confiavam plenamente em nos deixar na casa deles durante as férias. Nossos tios tinham autoridade paternal sobre nós e nossos pais jamais  questionavam isso. Nos deixavam sob sua proteção e, portanto, sob sua autoridade,  também! Por que proteção sem autoridade que tem é baba e não tios! Totalmente diferente dos dias de hoje!

Hoje os pais além de terem poucos filhos, não respeitam seus irmãos, os tios de seus filhos, não educam os filhos que não aprendem a conviver com os primos e a obedecer os tios. É um mundo totalmente egocêntrico em que a única regra que existe na “educação” de seus filhos é: todos têm que respeitar o meu filho! Respeitar? Meu amigo se quer que seu filho seja respeitado ensine-o a respeitar os mais velhos e principalmente os tios! O resto é consequência natural da vida! Por que a vida seleciona naturalmente aquelas crianças mimadas que não aprenderam a respeitar os mais velhos. Simples assim!

E se você não ensinar essa regra básica de convivência em sociedade ao seu filho, sinto muito, mas, não adianta encher de presentes, cursos extra-curriculares, computadores, viagens, festas de aniversário, etc... Mais cedo ou mais tarde eles vão aprender a lição mais importante da vida, e não vai ser com os pais não! Vai ser no mundo mesmo! Essa lição é bem simples: quem quer respeito dá respeito antes de tudo aos mais velhos e aos mais próximos!

Mas,  infelizmente,  hoje,  os pais não respeitam os seus próprios irmãos, os tios de seus filhos. Então, como passar isso para os seus próprios filhos? Quando os pais usam seus irmãos somente para serem babás de seus filhos, sem dizer “meu filho respeite o seu tio”, “meu filho obedeça os seus tios”, “meu filho enquanto eu estiver fora você deve ouvir, obedecer e respeitar seu tio”, as crianças crescem sem respeitar os tios e achando que os tios têm a obrigação de cuidar deles, sem que eles precisem obedecer ou respeitar! E se esquecem que precisam amar, ouvir, obedecer e respeitar os tios não somente na ausência dos pais, mas, principalmente, na presença deles!

Porque os tios não são peças que usamos quando precisamos de alguém para nos ajudar a olhar e cuidar de nossos filhos em nossa ausência, não! Quem usamos para isso são as  babas, que pagamos, e não os tios que fazem isso por amor! Os tios são a primeira fonte de aprendizado e respeito ao próximo. Por que a criança tem um vínculo de amor diferente com seus tios, que não são seus pais, e, por isso mesmo, tem que amá-los e respeitá-los.

Os pais são o exemplo de vida e comportamento para os filhos, que são o reflexo de seus pais, e, assim,  se eles não derem o exemplo no tratamento com os seus irmãos, como os filhos vão respeitar os tios? E se não respeitarem os tios, aí meus amigos, esqueçam, não vão respeitar mais ninguém nessa vida! E as consequências só a vida vai mostrar!

Que a vida possa mostrar a todos que família deve ser exemplo de educação e respeito ao próximo e não um espelho de vaidades que torna as crianças minadas e adultos egocêntricos!

Sylvana Machado Ribeiro . 



Nenhum comentário:

Postar um comentário